NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Todo material deverá ser enviado ao Comitê Editorial (lemp@historia.ufrj.br) em arquivo compatível com o padrão MS Word para Windows, ou padrão de arquivo OpenDocument (StarOffice, OpenOffice, BrOffice) anexado à mensagem eletrônica.

Os artigos deverão ser inéditos – apenas excepcionalmente será considerada pelo Comitê Editorial a possibilidade de republicação –, redigidos em português ou espanhol, em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, com tabulação (1,25 cm) no início dos parágrafos, 1,5 entre as linhas e espaçamento 6 entre os parágrafos, total de caracteres entre 30 e 40 mil, com espaços, e página configurada como A4.

Os artigos devem conter:
  • a identificação do(s) autor(es) sob o título e, em nota de rodapé, sua titulação, vinculação institucional e, quando houver, título da(s) publicação(ões) mais recente(s), no limite máximo de três menções;
  • o endereço eletrônico do autor;
  • um resumo de no máximo 250 (duzentas e cinqüenta) palavras e um abstract em inglês de igual tamanho;
  • três (3) palavras-chaves em português e inglês.
  • quando se tratar de material elaborado sob orientação, o nome e titulação do orientador.
  • indicação da instituição que houver prestado apoio financeiro ou institucional à pesquisa de que tiver resultado o artigo, quando for o caso.

As notas devem ser colocadas no fim do texto.

As menções a obras devem ser feitas no corpo do texto, entre parênteses, no seguinte formato: (SOBRENOME, Ano: Página).

Ex: (VERÍSSIMO, 1955: 22)

Da bibliografia devem constar apenas as obras efetivamente utilizadas. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em lista no final do artigo e em ordem alfabética por autor, conforme as normas da ABNT, Ex:

Citação de Livros:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Edição. Cidade, Editora, ano, p. ou pp.

Citação de artigos de revistas ou capítulos de livros:

SOBRENOME, Nome. “Título do Artigo” In Título do Periódico em itálico. Cidade, Editora, Ano, Vol., nº, p. ou pp.

O artigo recebido pela revista será examinado primeiramente pelo Comitê Editorial, que verificará o seu enquadramento nas “Normas para publicação”. Caso o resultado do exame seja positivo, o material será remetido a dois pareceristas ad hoc, que poderão, ou não, ser membros do Conselho Editorial. Caso os pareceristas divirjam quanto à conveniência da publicação com base em argumentos relativos à qualidade do material, um terceiro será consultado para desempate.

A análise do material enviado para publicação como artigo verificará se o mesmo:
  • é adequado ao perfil de Militares e Política;
  • está estruturado em torno de uma problemática formulada com clareza;
  • contribui para o avanço da reflexão acadêmico-científica acerca da temática militares-política;
  • está organizado e apresentado de acordo com as normas vigentes no campo acadêmico-científico.
  • está redigido de forma adequada.

Será, sempre, garantido o anonimato de autores e pareceristas. Estes, contudo, poderão autorizar o Comitê Editorial a revelar suas identidades a autores.
Os materiais enquadrados nas demais categorias ficarão sob a responsabilidade executiva do Comitê Editorial, que decidirá sobre a sua adequação ao perfil da revista e a conveniência da publicação, de acordo com o planejamento editorial.

As Resenhas deverão contemplar livros ou artigos de interesse para o campo temático, não necessariamente inéditos, e incluir a apreciação historiográfica da obra, isto é, o seu enquadramento na literatura sobre o tema. Devem ter entre 7 mil e 10 mil caracteres, em Times New Roman 12.

As Notas de pesquisa, Informações sobre fontes, acervos, dissertações e teses defendidas e Anúncios de eventos acadêmico-científicos devem ser apresentados em Times New Roman 12, num máximo de 2,5 mil caracteres.

O Comitê Editorial se reserva o direito de efetuar pequenas alterações formais em qualquer material para adequá-lo ao perfil da revista. A publicação de material de qualquer categoria será feita de acordo com o planejamento editorial.

O envio de material para publicação em Militares e Política significa, implicitamente, que o autor aceita as normas editoriais da revista. A publicação de qualquer material faz reverter para a Militares e Política os direitos autorais sobre os mesmos.
Template original por: Free Templates - your source for free web templates